NOTA DE FALECIMENTO

14/04/2021 12:03

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do querido professor Rogério Henrique Hildebrand da Silva,  professor aposentado do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, ocorrido hoje, dia 14 de abril de 2021, no hospital Baía Sul. Velório e Cremação restritos à familia por causa da pandemia.

O professor Rogério Henrique Hildebrand da Silva nasceu em Blumenau/SC em 22 de Janeiro de 1940 (tinha 81 anos). Era Cirurgião-Dentista pela UFSC (1963), pós-graduado pela USP (1966), Doutor e Livre Docente pela UFSC (1974), Especialista em Odontopediatria Social pela School of Dentistry, University of Illinois (Chicago-USA) em 1979, e Especialista em Saúde Pública pela UFSC em 1980. Exerceu a atividade profissional em clínica particular, foi chefe da unidade de Odontopediatria no INAMPS, e diretor do Departamento de Saúde Pública da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis. Foi Professor da UFSC, no departamento de Odontologia na disciplina de Odontopediatria de 1965 a 1991. Professor Rogério sempre a frente do seu tempo foi o responsável pela implantação do PPGO da UFSC do qual foi coordenador e orientou inúmeros trabalhos científicos. Foi o 1º coordenador do curso de Odontologia da UNISUL. Coordenou ainda o curso de Especialização em Odontopediatria da Universidade de Uberaba (MG).

Era Patrono e membro emérito da Academia Catarinense de Odontologia ocupando a cadeira 28. Com uma voz inesquecível, participou ativamente em muitas apresentações nacionais e internacionais da Associação Coral de Florianópolis e da Associação Estúdio Vozes que promoveu durante muitos anos o VOZES DA PRIMAVERA, onde atuou como cantor e produtor, revelando muitos artistas em Florianópolis. Foi homenageado nos 45 anos do PPGO da UFSC em 2016.

O Professor Rogério ajudou a escrever e marcou a história da Odontologia Catarinense, onde viverá para sempre na memória afetiva dos seus alunos e colegas. A tristeza da perda é grande, mas olhar para trás e lembrar quem ele foi não somente para o PPGO, mas pra cada um que pode desfrutar de sua convivência, enche o coração de saudade e de uma sensação de privilégio. Gratidão ao nosso eterno MESTRE!!!

Professor Rogério na homenagem dos 45 anos do PPGO em 2016.

Informações prestadas por nossos queridos e queridas professoras Joeci, Isabel e Mauro.